Cabelo  //  24.05.2022

O que é contraste pessoal e como ele pode mudar a sua beleza?

Você sabe porque é tão importante entender como funciona o impacto do contraste pessoal na sua beleza? Vem descobrir comigo!

O que é contraste pessoal?

Contraste Pessoal, nada mais é, que a diferença entre a profundidade dos seus cabelos, olhos e pele. Lembra sempre disso: contraste é o mesmo que diferença.

Quando falamos em contraste, estamos analisando a profundidade, ou seja o que é mais claro na sua beleza versus o que é mais escuro.

Através de uma escala, identificamos o tom de cada elemento e fazemos uma subtração para determinar se a distância entre os dois extemos é baixa, média ou alta.

Exemplo: Viola Davis, uma mulher de pele negra retinta, com cabelos e olhos também escuros – um baixo contraste, porque a diferença entre a cor da pele, cabelo e olhos é pequena. Diferença baixa, baixo contraste.

Essa característica pode ser aplicada na hora de escolher tons para as suas maquiagens, tom de coloração para os cabelos, armação de óculos, acessórios e até estampas para suas roupas, por exemplo.

O contraste pessoal pode sofrer pequenas alterações naturais quando você está bronzeada.

Quais são os possíveis níveis de contraste pessoal?

O seu contraste pode ser baixo escuro, baixo claro, médio ou alto.

Baixo contraste claro

Pele, cabelos e olhos claros com pequena diferença de profundidade entre si.

Modelo Hunter Schafer

Baixo contraste escuro

Pele, cabelos e olhos escuros com pequena diferença de profundidade entre si.

Atriz Lupita Nyong’o

Médio contraste

Pele, cabelos e olhos com diferença mediana entre a profundidade desses elementos, ou seja, cores nem tão distantes, mas ainda não muito próximas.

Atriz Yara Shahidi

Alto contraste

Pele, cabelos e olhos com grande distância de profundidade entre si, como no caso de uma pele muito clara e cabelos muito escuros.

Cantora Dua Lipa

Como o contraste pessoal pode impactar a minha beleza?

Quando pensamos em consultoria de cores e imagem, a regra é harmonia, por isso o contraste deve repetir a distância natural que existe entre a profundidade dos olhos, cabelos e tom da pele. Essa repetição é o que provoca a harmonia.

Digamos, por exemplo, que você tenha um baixo contraste escuro e resolve pintar o cabelo de loiro claríssimo. Essa mudança não respeita o seu contraste natural, portanto não trará harmonia. Isso não quer dizer que seja feio ou menos interessante, só não vai parecer natural, então cabe a você decidir se a harmonia é ou não um ponto importante para o seu desejo de imagem.

Cantoras, atrizes e artistas em geral, que têm a imagem como parte de uma narrativa, usam muito o recurso contraste para estimular sensações. Seja para impactar, se destacar ou criar um peso visual em determinado personagem mais dramático.

Como os elementos analisados no contraste estão todos próximos ao rosto, eles também influenciam na sua beleza. Fugir disso pode realçar as olheiras, por exemplo, parecer apagada, abatida ou fazer com que outros elementos, como as roupas, cheguem primeiro na visão das pessoas do que a sua própria beleza.

A profundidade no contraste de peles claras

A característica profundidade não é exclusiva de peles negras, uma vez que pessoas com olhos e cabelos profundos também sustentam com naturalidade cores escuras na maquiagem, acessórios, óculos, cor de cabelo e por aí vai. É o caso de uma pele branca com cabelos pretos, por exemplo, há harmonia porque há repetição, essa é uma profundidade que já está no natural. 

E então, conseguiu entender o que é contraste e como respeitar ou não essa característica pode mudar a sua imagem e impactar na sua beleza?

Joicy Eleiny
Anterior
Próximo
Comente Aqui

0 Comentários em “O que é contraste pessoal e como ele pode mudar a sua beleza?”
Voltar para a home