Discussões e Comportamento, Moda  //  19.08.2021

A comunicação de moda para mulheres negras

Todas redes TIPO4 falam sobre beleza e moda partindo da perspectiva que evidencia a presença de mulheres negras nesses universos. Por isso, eu, mulher negra, discuto as minhas próprias questões e processos à medida que eu trago esses conteúdos para vocês.

Recentemente pensei sobre a incapacidade de me reconhecer enquanto sujeito potente e ativo na construção do meu próprio estilo. É uma reflexão que faz sentido compartilhar!

Esse post fala de moda e dos atravessamentos que impactam a habilidade de comunicar através dela.

Moda é comunicação, mas também é história e cultura

Eu já falei em outros conteúdos, mas é importante ressaltar: moda é comunicação.

A moda é uma linguagem não verbal, atravessada por elementos como cultura, espaço e tempo. Portanto, ela está sujeita às influências que tornam a vida em sociedade desigual, como o racismo, sexismo e/ou capacitismo.

A imagem da mulher negra na moda é uma pauta que ainda precisamos estudar, porque essa relação afeta diretamente a nossa autoimagem.

Os pressupostos da colonização se aplicam também a essa narrativa e, por isso, as violências se reproduzem. Como o apagamento identitário, um roubo histórico, por exemplo.

A moda pode agir como um instrumento de validação social. A roupa que você veste pode ser usada como um recurso que representa quem você é.

E como ser responsável pela mensagem que está muito além do que você fala, principalmente relacionado ao que o outro vê?

Os atravessamentos raciais da moda para mulheres negras

O processo de percepção construção de estilo sofre interferências, à medida que a moda utiliza de recursos que vão falar pelo indivíduo.

No caso de mulheres negras, por exemplo, o racismo gera uma violência que representa um ruído nessa comunicação. Ou seja, os mesmos recursos que mulheres brancas utilizariam para transmitir uma mensagem, provavelmente não terão a mesma leitura se relacionados a uma mulher negra. Porque esse é um nível de conversa que depende essencialmente da leitura do outro.

Em fatos, uma mulher preta é mais facilmente questionada sobre a originalidade de seus produtos de grife, independente de sua classe social, por exemplo. A mensagem que esse elemento emite deixa de ser unicamente sobre poder, riqueza, autoridade e entra em um lugar de falsificação.

Essa leitura está relacionada ao sujeito, não ao produto. Por isso, as mesmas ferramentas não surtem os mesmos efeitos.

É importante ampliar esse tipo de discurso e seus desdobramentos. Para que o olhar da violência racial ou de gênero tenha cada vez menos força nos resultados das nossas experiências com a comunicação, especialmente de moda, nesse caso.

Quando nos privam do acesso à moda, nos silenciam em uma expressão de comunicação que está além da fala.

E se você, mulher negra, também já sentiu essa interferência no exercício da sua comunicação através da moda, saiba que tudo isso faz parte de uma questão que está muito além de você.

Joicy Eleiny
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2 Comentários em “A comunicação de moda para mulheres negras”
  1. Gessi Nunes   20 ago 2021 // 11h07

    Antes de qualquer comentário, quero agradecer por inspirar tantas outras mulheres.
    Quando criança, sonhava que quando eu fosse adulta, seria uma mulher linda, bem vestida e que arrasava nos looks, mas quando finalmente me tornei adulta, enxerguei a moda muito além das minhas possibilidades, me senti deslocada, sem referências. Alguém que só se veste. Sem estilo, sem coragem de usar o que queria, porque estaria fora dos padrões. Infelizmente ainda tenho muito disso, e cada roupa que compro ou ganho, na maioria das vezes não me enxergo nelas. A auto sabotagem é uma constante, mas os olhares? Me fazem sentir mais “medo” ainda de ser e usar o que quero.

    • TIPO4   25 ago 2021 // 01h40

      Que forte o seu depoimento!! De fato, ainda precisamos caminhar muito mesmo para que a moda se torne democrática e acessível em toda sua representação. Seu comentário foi assertivo demais. O sentimento que trazemos pra dentro é fruto do que vemos o outro apontar, com certeza! Espero que você consiga ressignificar essa jornada de se enxergar através da moda e espero que o TIPO4 possa te ajudar a fazer isso.

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