Você conhece a curvatura do seu cabelo? Vem descobrir quais são as principais diferenças entre os fios crespos e cacheados.
Identificar a sua curvatura exata pode te ajudar a escolher os melhores tratamentos e cuidar do seu cabelo como ele realmente precisa. Por isso, eu vou te contar quais são as particularidades de cada tipo de fio.
Dentre crespos e cacheados, qual é o meu tipo de cabelo?
Os cabelos podem ser classificados pelo seu tipo, dentre lisos, ondulados, cacheados e crespos. Mas além dessa divisão, existem as subdivisões que nos ajudam a entender a intensidade dos cabelos com curvatura.
Sendo assim, os cabelos cacheados são divididos em 3A, 3B e 3C. Enquanto os cabelos crespos podem ser separados como 4A, 4B e 4C.
Curvaturas cacheadas:
3A: cabelo próximo do desenho ondulado, mas já formando um espiral bem aberto.
3B: curvatura bem desenhada, uma mola de abertura intermediária, mas ainda grande.
3C: mais próximos à curvatura crespa, por isso formam um espiral fechado, embora muito definido.
Curvaturas crespas:
4A: fios com curvatura ainda menor que a 3C, que formam um espiral, mas extremamente fechado.
4B: curvatura que já não forma espiral, mas um zig zag. O desenho do cabelo 4B faz com que ele encolha bastante, por isso pode parecer menor do que realmente é.
4C: esse tipo de fio não necessariamente terá definição, porque os cabelos 4C têm textura com curvatura menos desenhada.
A sua curvatura exata pode até justificar características como fator encolhimento e necessidade de tratamentos específicos, por isso faz toda diferença saber qual é o seu tipo de cabelo.
A denifição nos diferentes tipos de fios
Quanto mais desenhada é a curvatura do cabelo, mais definição ele terá!
É por isso que nem todos os tipos de cabelos crespos chegam a ter a mesma definição que um cabelo cacheado, por exemplo.
Mas é importante lembrar que definição não é sinônimo de hidratação. A falta dessa característica é somente uma particularidade, algo natural, e não deve ser vista como problema ou defeito.
Cabelos sem definição também têm a sua beleza e não estão relacionados a danos ou falta de cuidado!
Fator encolhimento nos cabelos crespos e cacheados
Outro ponto que se justifica a partir do desenho da curvatura dos cabelos é a presença do fator encolhimento.
Nos cabelos crespos e cacheados existem níveis diferentes dessa característica, por causa o tamanho da abertura do fio.
Os cabelos cacheados, principalmente o 3A, podem parecer maiores que o 4B, por exemplo. Isso acontece porque a curvatura cria um “efeito mola” que estimula o encolhimento dos fios, impactando ainda mais as curvaturas mais fechadas.
Cabelos com o mesmo tamanho, mas curvaturas diferentes, podem parecer ter tamanhos diferentes graças ao fator encolhimento.
Se quiser driblar essa característica, faça finalizações mais esticadas e estimule menos a definição.
As principais necessidades de cada curvatura
Como cuidar corretamente dos cabelos crespos e cacheados? Conhecer o seu tipo de fio vai te ajudar a escolher os melhores tratamentos e trabalhar as principais necessidades da sua curvatura.
Os cabelos cacheados podem ser mais oleosos na raiz e ressecados nas pontas, devido à mudança no desenho da curvatura, por isso capriche no cuidado das pontas, usando óleo finalizador, por exemplo.
Já os cabelos crespos têm grande necessidade de hidronutrição. Uma ótima dica é combinar tratamentos hidratantes e nutritivos! Misture um óleo potente na sua máscara de hidratação, por exemplo.
Ambos os tipos amam produtos que repõem e resguardam o fator de hidratação natural, como shampoos de limpeza suave, touca de cetim, toalha 100% algodão, máscaras consistentes e finalizadores com óleos na composição.
E você, tem cabelos crespos ou cacheados? Não esquece de me contar aqui nos comentários!
E me segue nas redes sociais @soutipo4 para encontrar mais dicas para o seu cabelo com curvatura <3