Cabelo  //  07.11.2022

Qual é o melhor tipo de shampoo para o seu cabelo?

Shampoo hidratante, low poo, co wash, antirresiduo e detox: o que significa cada um desses e qual é o melhor para o seu cabelo?

Low poo

IMG_2735

As técnicas de No e Low Poo são métodos pra higienizar o cabelo, que usam produtos suaves e evitam danos como ressecamento e até a quebra dos fios.

Os produtos usados para limpar o cabelo nessas técnicas não são capazes de remover determinadas substâncias, como sulfatos, alguns silicones e petrolatos. Por isso, é proibido, por exemplo, escolher um finalizador que tenha sulfato na composição se estiver usando um higienizador low poo.

Então, esse é um shampoo de limpeza extremamente suave, mais gentil e que pode ser usado com parte da rotina capilar ou até eventualmente, quando sentir o seu cabelo mais sensível.

Co wash

IMG_2739

Ainda falando das técnicas de No e Low Poo, também existe o Co Wash, que é o produto usado para a técnica de No Poo.

Esse produto aparece nessa lista, porque também é um higienizador, destinado à limpeza capilar. Mas a verdade é que o Co Wash não é exatamente um shampoo.

Co wash, nada mais é, que um condicionador de limpeza. Ele é capaz de limpar, mas de uma forma muito delicada.

Você pode usar esse produto no cabelo se já tiver uma rotina dentro da técnica No Poo, ou até intercalando com outro tipo de shampoo, se você tem uma frequência de lavagem alta. Por exemplo, se você lava todos os dias, depois da academia. Isso porque lavar o cabelo em excesso pode trazer danos, então o condicionador de limpeza vai proteger o fio mesmo limpando.

Shampoo Hidratante

shampoo hidratante

Um shampoo hidratante é uma alternativa saudável e inteligente para quem não segue as técnicas de no e low poo, mas ainda assim se preocupa ou percebe o ressecamento que vem a partir da lavagem dos fios.

O foco de uma fórmula de limpeza hidratante é atender aos cabelos com tendência ao ressecamento.

Ele é rico em ativos hidratantes, que limpam preservando a hidratação natural no fio. Por isso é uma ótima alternativa pra cabelos crespos.

Shampoo Antiresíduo

shampoo antiresiduo

No completo oposto, está o shampoo antiresíduo, que é intenso e promove uma limpeza extremamente profunda.

A ideia do shampoo antiresiduo é limpar um cabelo com uma sujeira mais difícil ou acumulada há um tempo. É por isso que esse não é um shampoo recomendado para lavagens frequentes. O uso constante de do antiresíduo pode ressecar os fios, trazer danos como quebra e remover em excesso os nutrientes que protegem a estrutura capilar, deixando o fio exposto.

Boas ocasiões para inserir esse tipo de higienizador na sua rotina é em um pós festa, quando o cabelo tende a ficar mais sujo, ou depois de um penteado se você usou muito produto fixador.

Limpeza Detox

Existe uma diferença importante entre uma limpeza antiresíduo e uma limpeza detox.

Mesmo sem uma sujeira específica e difícil de remover, o seu cabelo acumula naturalmente toxinas e impurezas. Elas vêm dos mais diversos agentes, como o vento, trazendo partículas de todos os lugares, ou do acúmulo de resquícios de produtos na raiz do cabelo.

É por isso que, periodicamente, você precisa fazer uma limpeza detox. Assim como existem chás e sucos detox para eliminar toxinas do corpo e promover um melhor funcionamento do organismo, nos cabelos essa lógica se repete.

A frequência ideal para fazer um tratamento detox é de uma vez na semana para uma raiz mais oleosa e a cada 15 dias no caso de tendência ao ressecamento.

Agora ficou ficou fácil escolher o shampoo certo pra lavar o seu cabelo, não é? Se ficou alguma dúvida é só deixar aqui nos comentários.

Me segue nas redes sociais @soutipo4 para ver mais dicas como essa em tempo real!

Joicy Eleiny
Anterior
Próximo
Comente Aqui

0 Comentários em “Qual é o melhor tipo de shampoo para o seu cabelo?”
Voltar para a home