O consumo de moda consciente fala diretamente sobre você, vem ver o porquê!
Entender os impactos ambientais na industria da moda nos faz perceber que precisamos adotar hábitos conscientes em relação ao consumo. Pensar não só no nosso desejo de compra, mas também na manutenção do planeta, que precisa continuar existindo para que nós também estejamos aqui.
Além dos brechós, moda circular, inteligência de uso e conscientização particular, existe a responsabilidade das empresas nessa conta. Então, da próxima vez que for comprar um item de moda, pense que estará financiando determinada marca, que pode ou não estar favorecendo o ecossistema.
É muito importante pensar no que você compra, onde e com que frequência.
Vem ver algumas dicas práticas de consumo de moda consciente:
Tecidos de materiais e processos sustentáveis
Atualmente, a tecnologia já contribui para os processos responsáveis em relação à sustentabilidade.
Por isso, é válido prestar atenção nas marcas que usam dessa ferramenta para fazer a sua parte. Como a utilização de algodão reciclado e o uso inteligente da água na indústria, por exemplo.
Coloração pessoal pode impulsionar a moda consciente
Conhecer a sua cartela de cores pode te ajudar a fazer compras mais assertivas, uma vez que o efeito positivo de uma cor que realça a sua beleza pode te fazer sentir bem vestindo determinada roupa e, consequentemente, usá-la mais.
Quantas vezes você usa antes de descartar?
Comprar peças coerentes com o seu estilo de vida, lugar onde mora e ambientes que frequenta é uma ótima forma de consumo consciente.
Porque assim, você aumenta a vida útil dessa peça, descarta menos e faz a sua parte para diminuir o lixo no mundo e a produção em massa na moda.
Você tem noção do seu estilo pessoal?
Amar tendências não é um problema, desde que esse não seja um impulso frequente para o descarte.
Quando você entende a ideia de estilo pessoal, a sua identidade de moda e percebe que nem todas as novidades do mercado fazem sentido para a construção da sua imagem, automaticamente você será mais capaz de fazer uma curadoria inteligente e comprar tendências que vai conseguir usar além do momento.
A versatilidade é melhor amiga da moda consciente
O maior segredo para um guarda roupa inteligente é a versatilidade das peças.
Você não precisa de muitas peças para construir muitos looks e vai perceber isso quando passar a investir em peças que se transformam.
É uma estratégia sustentável, mas também econômica.
Marcas locais têm muito a oferecer (para você e para o planeta)
Comprar de marcas locais, com produção própria e um modelo slow fashion, além de movimentar a economia e dar visibilidade ao local, também ajuda o planeta.
Isso acontece porque o DNA dessas marcas respeita o equilíbrio ambiental e a velocidade desacelerada freia a retirada irresponsável de recursos naturais.
Agora ficou fácil pensar no planeta ao mesmo tempo que escolhe o seu próximo look, né?