Discussões e Comportamento, Militância  //  28.07.2024

10 coisas que eu aprendi em 10 anos de TIPO4

Em julho, o TIPO4 completa 10 anos de existência! Isso mesmo que você acabou de ler, UMA DÉCADA do nosso espaço seguro na internet para falar sobre cabelo crespo e comunicação de moda.

10 anos TIPO4

Só de pensar em toda a trajetória eu já me emociono, por isso resolvi compartilhar oficialmente essa celebração com vocês através de um post. Hoje, eu vou te contar 10 coisas que eu aprendi em 10 anos de TIPO4. Vem assoprar as velinhas comigo!

A exposição em 10 anos de internet me ensinou a importância de estar segura de mim

O trabalho na internet me ensinou que é fundamental estar segura de mim. Isso porque as pessoas podem ser bem cruéis e muitas entendem esse lugar de exposição como público e livre de consequências.

Então é preciso estar segura de si, para que isso não te afete ao ponto de fazer você se questionar, questionar o seu propósito, a sua beleza, sua história e tudo que conquistou.

O meu cabelo é lindo, único e precioso

10 anos cabelo crespo

Meu cabelo crespo é incrível!

Parece clichê falar que crespo é lindo, que a relação com meu cabelo me salva, que eu aprendi a amar e respeitar cada dia um pouquinho mais a minha textura, mas é tão real!

Porque, sem essa troca comigo mesma, sem a maturidade de enxergar meu cabelo como ele realmente é, por exemplo, é fácil se perder na comparação com outros tipos de fio.

Cada cabelo tem sua singularidade. Bonito, precioso mesmo, é ser capaz de ver a beleza em si!

Eu sou mais que só o meu cabelo crespo

coloração pessoal moda mulheres negras

Nesses 10 anos de TIPO4, eu aprendi e venho aprendendo um pouco mais todo dia.

Aprendi, por exemplo, que eu sou complexa e sou a junção de tantas coisas. Eu entendi que sou muito mais que só o meu cabelo!

Quando eu penso em jornalismo, moda, criatividade, comunicação, beleza e tantas outras coisas, eu me vejo. E me ver capaz de ocupar esses lugares mexe com pertencimento e autoconfiança.

Eu sou muito mais que o meu cabelo, eu posso falar sobre diversas outras coisas e entender esse ponto não diminui a importância da relação com o meu crespo, mas me humaniza, me torna maior.

Não é só sobre mim!

Aprendi que a minha voz na internet pode fazer com que a identificação seja impacto positivo na vida de tantas mulheres.

Cada comentário racista sobre o meu cabelo, por exemplo, pode afetar indiretamente diversas meninas que vêm semelhança entre os nossos crespos. Mas quando a minha resposta é estar segura, feliz com a minha textura e reconhecendo a beleza do meu cabelo, eu posso fortalecê-las também.

É preciso ter um espaço seguro para sentir

Fazer terapia ou alguma prática terapêutica que vc se identifique é um exercício importantíssimo, principalmente para quem trabalha com internet.

Porque nesse meio é muito fácil cair em comparação, se frustrar por resultados que não dependem exatamente de você, autocrítica e cobrança em excesso, sensações que causam adoecimento mental.

Então ter um espaço seguro para entender até onde vai a sua responsabilidade ou o que fazer com esses sentimentos, torna o trabalho possível e saudável.

Eu sou empresária há 10 anos (e durante muito tempo não me vi capaz de ocupar esse lugar)

10 anos de TIPO4

Aprendi que me ver capaz de administrar uma empresa, me posicionar como empresária, me creditar pelas conquistas, pelas batalhas vencidas, objetivos alcançados.

Quando a gente vem de uma realidade sem qualquer tipo de instrução a carreiras independentes e, ainda mais, quando os nossos corpos não estão dentro do padrão esperado em espaços de poder, é fácil se sabotar.

Mas, veja bem, esse é um post de comemoração de 10 anos do TIPO4 e o TIPO4 tem um CNPJ há anos, é a minha principal fonte de renda, é uma empresa, que é minha! Isso faz de mim uma empresária com um negócio sustentável, uma mulher inteligente, potente e capaz.

Eu estou falando isso, porque as vezes até eu preciso desse lembrete, mas também pode ser um recado pra você. RECONHEÇA O SEU MÉRITO, OK??

Eu não chegaria a 10 anos de TIPO4 sozinha

Entendi a necessidade de demandar. Para me manter criativa, viva, saudável, ter espaços de respiro, descansar e não me sentir sobrecarregada.

Eu sei o quanto o trabalho como criador de conteúdo pode ser solitário e, principalmente no início, difícil de custear. Nem sempre existe a possibilidade de contratação, mas demandar atividades, quando possível, te dá condições físicas e mentais de executar um trabalho pelo qual se orgulha.

Inclusive, muito obrigada a todos os colaboradores que fizeram parte dos projetos TIPO4 ao longo desses 10 anos!

Uma puxa a outra e todas vencemos

Eu aprendi a importância de, enquanto empresária, construir um espaço que fortaleça pessoas com as quais eu me identifico.

Então eu vou sempre priorizar a contratação de pessoas LGBTQIANP+, negras, mulheres, nordestinas, pessoas e histórias nas quais eu me vejo. Porque é assim que se muda um sistema racista, misógino, lgbtfóbico e xenofóbico.

Eu sou funcionária da minha própria empresa

TIPO4 @soutipo4 moda cabelo crespo 10 anos

Descobri, ao longo dessa jornada, que ser uma profissional organizada pode salvar a sua empresa e consequentemente te salvar.

Eu me enxergo financeiramente, como funcionária da minha própria empresa, tenho meu próprio salário, assim como o TIPO4 tem seu caixa, disponível para custear projetos, compras de equipamentos e tudo que seja destinado ao uso profissional.

Parece básico? Pois saiba que a maioria dos criadores de conteúdo não trabalham dessa forma e quando se deparam com impostos, custos básicos de um CNPJ, por exemplo, precisam tirar do próprio bolso.

Ter essa visão desde o comecinho me ajudou a criar hábitos saudáveis para a minha empresa a longo prazo. Sim! Pode me chamar de capricorniana profissional.

Cultivar um sonho demanda tempo, energia e coragem

Por fim, mas não menos importante, fazer uma empresa existir durante 10 anos (e que venha muito mais), trabalhar pra si, criar seu império e prosperar é um sonho que demanda muita energia, dedicação e paciência.

Nem sempre tudo são flores, as coisas fogem do controle e depois elas acalmam, como tudo na vida. Mas não vale desistir! Eu sou melhor que 10 anos atrás, me sinto mais forte que 10 anos atrás. O TIPO4 também me ensinou boa parte do que eu sou hoje.

E se você leu esse desabafo até aqui, você também faz parte disso. Obrigada por construir o TIPO4 comigo!

Joicy Eleiny
Anterior
Próximo
Comente Aqui

0 Comentários em “10 coisas que eu aprendi em 10 anos de TIPO4”
Voltar para a home