Você sabe o que é fator encolhimento? Vem comigo que eu vou te contar tudo sobre ele!
Existe um mito de que os cabelos crespos e cacheados demoram mais a crescer, porque esses tipos de fio geralmente apresentam menos comprimento. Mas a grande diferença não está no crescimento e sim no fator encolhimento.
Essa uma característica natural dos cabelos com curvatura, desde os mais ondulados, até os cacheados e crespos. Quanto mais fechada a curvatura, ou seja, aquele espiral, aquela molinha que o nosso tipo de fio faz, mais fator encolhimento e o cabelo tende a parecer menor.
Mas só parece, viu?
O maior exemplo que eu posso dar pra vocês de fator encolhimento nos crespos é o meu próprio cabelo! Vê só a diferença entre o tamanho dele atualmente e tamanho que aparenta ter:
Agora aqui vai uma referência bem anos 90 pra você visualizar exatamente o que acontece no fator encolhimento: sabe aquelas pulseiras de mola que a gente brincava, jogava pra um lado e para o outro, esticava, mas se soltasse ela voltava? É exatamente isso! Essa é a estrutura natural do nosso tipo de fio e é esse o movimento que ele faz.
É por isso também que não são todos os tipos de cabelo que apresentam fator encolhimento. O cabelo liso, por exemplo, não tem curvatura, então o tamanho que vemos é fiel ao comprimento que o cabelo tem.
“Mas Joi eu gosto de cabelão!!! Queria que o meu cabelo conseguisse mostrar mais comprimento ou até mais volume.”
Como driblar ou amenizar o fator encolhimento?
Você pode fazer isso através de finalizações, como a fitagem esticadinha, em que ainda com o cabelo molhado, você estica mecha a mecha com a ajuda do secador, para que ele fique próximo ao tamanho que você quer quando secar (essa é a minha favorita para o dia a dia e favorece até o volumão).
Outra finalização perfeita pra driblar o fator encolhimento (e a mais eficaz) é o blowout.
Para quem não conhece, o blowout é uma técnica super popular dentre as gringas, desenvolvida pra finalizar os cabelos crespos, e se parece muito com uma escova nos fios. Mas diferente de uma escova comum, no blowout você não se preocupa em deixar os fios lisos, a ideia é tirar toda a definição da curvatura e acabar com o fator encolhimento.
Pode, por exemplo, ter volume, o que já é diferente da escova, que geralmente busca deixar o cabelo baixinho, rente à raiz. Além disso não tem problema em apresentar um pouco de textura e não precisa estar exatamente liso.
Esse é o resultado do meu cabelo finalizado com blowout, só para você ter uma ideia de qual é a proposta:
O cabelo fica enorme, como ele realmente é.
Então, agora que você já sabe o que é fator encolhimento, me conta: o seu cabelo tem essa característica?