Moda  //  27.05.2020

Blood and Water – Netflix: TIPO4 lições de moda

Mais um título Original Netfix tem dado o que falar! Dessa vez a série Blood And Water vem nos inspirar com as TIPO4 Lições de Moda aqui no blog. Tudo pronto? Podemos começar?

Blood and Water é uma daquelas séries que te deixam presa em frete à TV até o fim e quando acaba você se pergunta: MAS PORQUE A NETFLIX ME ODEIA TANTO AO PONTO DE NÃO DEIXAR SEQUER UMA OUTRA TEMPORADA QUE ME FAÇA CONTINUAR VIVENDO EM PAZ????? (drama queen detected)

Histórias adolescentes se misturam em um roteiro de mistérios e segredos que se entrelaçam cada vez mais à medida que são descobertos. E quem procura acha! Mesmo sem uma comprovação concreta a série deixa indícios fortíssimos acerca da principal discussão da trama e faz com que você jogue todo o seu poder detetive na mesa.

Será mesmo Fikile Bhele a irmã desaparecida de Puleng Khumalo??

A série de enredo cativante, assinada pela direção da premiada sul-africana Nosipho Dumisa, tem ocupado rankings frequentes da plataforma desde sua estreia, em 20 de maio. Mas enquanto não ganhamos uma segunda temporada dessa trama, que tal aprender com o que já assistimos?

Hoje eu separei TIPO4 Lições de Moda essenciais presentes em Blood and Water:

Identidade e história

O figurino de Blood And Water é marcado pela presença de uniformes escolares que poderiam limitar o expressar dos personagens através da moda, mas isso não acontece. Muito pelo contrário! Os detalhes de elementos da cultura africana se fazem presentes e ainda fortes em cada um dos momentos, seguindo as particularidades de cada identidade.

É essa estratégica composição que percebemos, por exemplo, na estampa da inseparável mochila da protagonista, Puleng, nos turbantes e acessórios de Wendy Dlamini, na referência à cultura Hip Hop nos fones e skate sempre ao lado do personagem KB, ou até mesmo nas laces de Fikile Bhele.

Blood and Water (and HAIR!)

Uma série sul-americana, protagonizada por mulheres negras em uma trama que as enaltece e conta suas histórias de forma respeitosa não poderia deixar de evidenciar uma das maiores relações que temos em busca da própria beleza, não é mesmo? OS CABELOS!

As tranças mais coloridas, sempre bem trabalhadas com acessórios chamativos e impecáveis revelam que a personalidade de Zama Bolton, por exemplo, é completamente diferente da ideia sem adereços que Puleng carrega consigo, mas ambas constroem relação amorosa com um passado que merece referências atuais e contextualizações contundentes. As tranças marcam o roteiro assim como marcam a história da mulher negra em sociedade de forma não-fictícia, mas elas não são as únicas. Segundo menção presente na série, Fikile Bhele usaria lace, outro elemento que atravessa a história da mulher preta.

De toda forma, ainda que conectadas a um grupo, as personagens constroem narrativas individuais a partir dos mesmo elementos, provando mais uma vez que é possível se posicionar enquanto sujeito único e repleto de particularidades sensíveis não só à estética, mas inteiramente relacionadas a ela, mesmo que se mantendo em grupo para o fortalecimento de uma identidade ancestral.

A beleza preta em Blood and Water

Se em outros títulos a beleza pode ser evidenciada como algo conquistável através de produtos de maquiagem, aplicações estéticas ou transformações do natural, Blood and Water vem para reposicionar esse ideal. O elenco, predominantemente adolescente e preto, aparece na maioria das cenas com pouquíssima ou nenhuma maquiagem e mesmo em ocasiões festivas dentro da encenação, os efeitos de make são extremamente sutis e respeitam os traços reais das mulheres que carregam e representam essa história.

Você não vai ver narizes afinados em contornos, olhos estruturados através de esfumados, nem a cor da boca uniformizada, apenas e suficientemente apaixonante, a beleza da mulher preta em seu natural.

Inspiração além das telinhas

Uau! Quanta informação para somente quatro tópicos!

Blood and Water é um real boost de inspiração e representatividade para toda uma comunidade e a melhor parte da expansão dessas narrativas mais plurais e menos eurocentradas ou americanizadas, é que nós podemos nos ver além das telinhas e resgatar referências que levamos para além de personagens, afinal de contas, sempre dá aquela vontadezinha de conhecer o Instagram dessas musas, não é mesmo??

Conheça as protagonistas de Blood and Water no Instagram:

elenco blood and water serie netflix
Elenco Blood and Water – Netflix

CLIQUE PARA ACOMPANHAR NO INSTAGRAM:
💕 Ama Qamata (Puleng Khumalo)
💕 Khosi Ngema (Fikile Bhele)

Então foi isso, meus amores! Espero que vocês tenham gostado do post de hoje 🥰✨ Um beijo e até a próxima 😘

Joicy Eleiny
Anterior
Próximo
Comente Aqui

1 Comentário em “Blood and Water – Netflix: TIPO4 lições de moda”
  1. […] LEIA TAMBÉM: Blood and Water – Netflix: TIPO4 lições de moda […]

Voltar para a home