Discussões e Comportamento  //  22.08.2017

Vamos falar sobre miss Brasil? (de novo)

Oi amores! Tudo bom com vocês? Aqui nem tanto… e deixa eu te falar o porquê!

Há exatamente um ano atrás eu vim neste mesmo blog, por trás desse mesmo computador, falar desse mesmo assunto: Miss Brasil Be Emotion. Lembram? Eu comemorava não só a vitória da Paranaense Raíssa Santana, que quebrava o intervalo de 10, eu não falei dois ou três, DEZ FUCKING ANOS, sem uma negra tocar na coroa, mas principalmente o record de participantes negras na competição como um todo (seis).

Este ano, o que era para ser mais uma vitória se tornou uma grande oportunidade para que o racismo (que a gente já encara diariamente) ganhasse proporções desenfreadas. Por trás de perfis nas redes sociais, pessoas se dizem indignadas com atribuição da piauiense Monalysa Alcântara ao posto de Miss Brasil, afinal de contas, “brasilidade agora tem que vir na pele negra”.

E aí eu te pergunto, ONDE ESTAVAM ESSAS INDIGNAÇÕES PELO FATO DE DURANTE DEZ FUCKING ANOS, NENHUMA MULHER NEGRA TER SIDO ELEITA MISS BRASIL?

Não lhe parece estranho que o fator “cor da pele” só seja motivo de discussão quando é a pele negra que protagoniza um concurso de beleza que representa o país perante o mundo? Quando é uma nordestina que é coroada a Miss de um país habituado a inferiorizar e estereotipar essa região? Não lhe parece conivente?

O opressor se sente ameaçado quando o oprimido reage e essa é a exemplificação fiel disso: um padrão sendo quebrado e determinada classe vendo sua supremacia ser desconstruída por um discurso libertador e legítimo, principalmente numa área tão separatista quanto o mundo da beleza.

Nada novo sob o sol!

Esse post é um registro do meu desprezo por quem acha que uma mulher, por ser negra ou nordestina, não seja capaz de carregar essa coroa. O que você diz do outro diz muito mais sobre você e o que você diz sobre Monalysa este ano, pode ter certeza, revela sobre quem você é, porque dela já sabemos, é MISS BRASIL 2017, quer você queira ou não.

 

Monalysa Alcântara (Piauí) Miss Brasil 2017

Raíssa Santana (Paraná) Miss Brasil 2016

Então foi isso, meus amorxs! Eu espero que tenham gostado.
Por enquanto é só, mas continuem interagindo nas redes sociais do TIPO4.

REDES SOCIAIS:
INSTAGRAM: @soutipo4
FACEBOOK: TIPO4
TWITTER: @soutipo4
Pinterest: TIPO4BLOG
SNAP: xoiss

Um beeeeeeeeeijxs e até a próxima :*

Joicy Eleiny
Anterior
Próximo
Comente Aqui

0 Comentários em “Vamos falar sobre miss Brasil? (de novo)”
Voltar para a home