Militância  //  24.02.2016

Seu comentário não me interessa!

Oi meus amorxs!!! Tudo bom com vocês?? Já viram o último vídeo do canal? Estão prontos e atualizados para uma conversa meio “barra pesada”? Vamos lá!

Esse post é bem um desabafo (de vez em quando entro nessa onda, né!?) e acredito que muitas de vocês também vão se identificar. Existem pessoas que geralmente são muito próximas (família, amigos e afins) que ainda têm uma mente bem fechada em relação ao cabelo afro, mesmo depois de finalizada a transição e ao passo que esse post pode servir de compartilhamento das mesmas sensações, pode servir também de alerta para quem acha que depois da transição é tudo lindo (não digo com isso que não vale a pena, CLARO QUE VALE! Mas você precisará saber lidar com outras questões além de “como meu day after vai acordar hoje?” quando passar pelo processo de transição).

Comentários do tipo “Você precisa alisar esse cabelo”, “cuida disso, menina”, “Que cabelo horroroso” e muitos outros se tornaram comuns dentre algumas pessoas que me rodeavam e chegou uma hora que EU SIMPLESMENTE NÃO AGUENTEI MAIS! Vocês já devem ter visto em outros posts que eu já passei (tentei passar) pela transição três vezes e foram justamente esses comentários que me fizeram desistir. Hoje, mais certa da minha beleza e segura da inversão de padrões que tenta me deixar igual muitas outras sem me dar a chance de ser eu, EU DESENCANEI! Mas e você? Tá preparada?

Ser forte para mim sempre pareceu sinônimo de ser negra e infelizmente essa não relação não diz respeito a memória dos meus antepassados que lutaram por direitos e contra condições absurdas que lhes eram impostas, mas atualmente, EM PLENO 2K16, MEUS AMORXS! Parece arcaico, mas não é. Ainda hoje o preconceito com a herança afro é muito presente. Por isso com o cabelo crespo/cacheado não é diferente. Esta última semana certa pessoa puxou meu cabelo várias vezes repetindo “ALISA ESSE CABELO, QUE COISA TÃO HORROROSA“. Era uma pessoa da minha família e estávamos todos juntos em um momento de confraternização (que acabou pra mim no mesmo instante). Quase ninguém deu muita atenção e alguns até riram, mas eu segurei as lágrimas porque esse tipo de coisa ainda me fere bastante. Eu não sei qual o problema dessa pessoa, eu não sei se ela tem algum problema de aceitação, não sei a que pé anda sua autoestima, mas nada lhe dá o direito de descarregar suas frustrações em mim, nada lhe dá o direito de me ofender achando que isso tem alguma graça quando na verdade o problema está em quem ri desse tipo de DISCRIMINAÇÃO (sim!). E isso não é bobagem, isso interfere muito em como você se sente, como se vê se não tiver uma boa estrutura psicológica. Então se você algum dia já fez esse tipo de comentário, se ainda faz ou pretendia fazer para parecer engraçad@: não queria ter que ser eu a te dizer isso, mas você está sendo um@ BABACA. PARE ENQUANTO NÃO CAUSA DANOS MAIORES E BUSQUE AJUDA PSICOLÓGICA.

Urfa! Eu precisava liberar isso! Agora sim estou em paz. Um beeeeeeeeijxs e até a próxima :*

Joicy Eleiny
Anterior
Próximo
Comente Aqui

0 Comentários em “Seu comentário não me interessa!”
Voltar para a home